Blogue construído com o objectivo de partilhar informação e conhecimento entre os associados da Secção da Madeira da Associação Portuguesa de Psicomotricidade e ...

.Outubro 2016

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.arquivos

.posts recentes

. Psicomotricistas nas Jorn...

. Psicomotricidade no Conte...

. Psicomotricidade no Conte...

. COMO SE TORNAR ASSOCIADO ...

. A revista "A Psicomotrici...

. psicomotriCIDADE

. Danbee Kim investigadora ...

. Farda profissional de psi...

. 2º Congresso Nacional de ...

. Psicomotricistas na Madei...

.Portugal

badge

.subscrever feeds

.tags

. todas as tags

Quarta-feira, 12 de Novembro de 2008

IX Jornadas Científicas de Psicomotricidade – Câmara de Lobos

 

Realiza-se nos próximos dias 14 e 15 de Novembro de 2008 as IX Jornadas Científicas de Psicomotricidade sob o tema “INTERVENÇÃO PRECOCE”. Na Casa da Cultura da Câmara Municipal de Câmara de Lobos serão apresentadas conferências, comunicações e workshops. No dia 15 um dos workshops decorrerá na piscina do Clube Naval do Funchal. As jornadas são organizadas na RAM pela 3ª vez. As primeiras realizaram-se em Novembro de 2003 e abordaram a problemática do autismo e outras perturbações da comunicação e da relação e as segundas em Janeiro de 2006 a hiperactividade/instabilidade psicomotora.

 

A Secção da Madeira da Associação Portuguesa de Psicomotricidade (A.P.P.) promove estas jornadas com os objectivos de: dar a conhecer quais os contributos da intervenção psicomotora no desenvolvimento da criança em situação de risco estabelecido, biológico e/ou envolvimental, assim como, divulgar a situação actual dos projectos e programas de intervenção precoce em Portugal continental e na RAM.

 

A sessão de abertura realizar-se-á no dia 14 de Novembro pelas 9horas e 30 minutos e será presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos Dr. Arlindo Gomes e com a presença do Presidente da Direcção da Associação Portuguesa de Psicomotricidade (APP) Prof. Doutor Rui Martins e da Coordenadora da Secção na RAM da APP Dra. Graça Faria.

 

Este evento contará com a presença de especialistas nacionais e regionais: Teresa Brandão (Professora Auxiliar na Faculdade de Motricidade Humana onde lecciona esta disciplina e consultora Cientifica no CAdin, entre outros centros e faculdades/institutos); Ana Simões (Mestre em Educação Especial apresentando uma tese sobre IP no Algarve); Sandra Antunes, directora técnica do Centro de Desenvolvimento Infantil – ESTIMULOPRAXIS e membro da equipa técnica do Programa de Intervenção Precoce - S.O.S. BEBÉ dos Francisquinhos -  Associação de Pais e Amigos das Crianças do Hospital São Francisco Xavier; Isabel Paz (Pediatra do Hospital São Francisco Xavier na Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais e na Unidade de Desenvolvimento Infantil; Responsável por consulta integrada na Unidade de Desenvolvimento Infantil do Hospital São Francisco Xavier; Rui Martins (Professor Associado na Faculdade de Motricidade Humana e Vice-Presidente do Fórum Europeu de Psicomotricidade e Representante português na Organização Internacional de Relaxação e Psicomotricidade), bem como, dos associados da Secção na RAM da Associação Portuguesa de Psicomotricidade que dinamizarão workshops sobre psicomotricidade e massagem infantil, psicomotricidade no meio aquático, intervenção psicomotora e educação pré-escolar e intervenção psicomotora e educação especial.

O Painel Intervenção Precoce na RAM reunirá prelectores da Direcção Regional de Educação Especial e Reabilitação - Dra. Líria Jardim Fernandes, do Centro de Segurança Social da Madeira – Dr. Carlos Andrade e do Centro de Desenvolvimento da Criança Dr. Óscar de Brito – Dra. Eduarda Freitas e Dra. Cristina Aveiro. O Painel A Família e a Intervenção precoce abordará temas como a ética (Dra. Ana Lúcia Freitas e Dra. Rubina Gomes), as competências parentais (Dra. Cláudia Andrade) e a perspectiva dos pais (Dr. Leonel Silva).

 

As Jornadas destinam-se Psicomotricistas, Técnicos Superiores de Educação Especial e Reabilitação (TSEER), Docentes Especializados, Médicos, Psicólogos, Técnicos superiores, Terapeutas, Educadores, Pais e Encarregados de educação, Professores, Assistentes Sociais, Enfermeiros, Estudantes e outros interessados.

 

A Coordenação da Secção da Madeira da APP

 

Graça Faria

Cláudia Andrade

Esmeralda Rocha

Rubina Gomes

Sónia Grilo

(appmadeira@gmail.com)

 

publicado por gf87-92 às 00:22
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Informação aos visitantes

Lembramos aos visitantes que qualquer reprodução dos conteúdos (texto, fotos e documentos) deste blogue deve ser sempre feita com referência à sua autoria. Como podem constatar, os conteúdos aqui divulgados, fazem sempre referência às fontes e, muitas vezes, são enviados pelos organizadores dos eventos, à autora do blogue, acompanhados de um pedido de divulgação. Espero que os links para fotos e documentos deste blogue, existentes em redes sociais, sejam eliminados. Obrigada!

.links

blogs SAPO